"Verba volant, scripta manent."

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ilusões - As Aventuras de um Messias Indeciso


Dois homens se conhecem nos campos do Meio-oeste americano. Ambos pilotam biplanos e, para sobreviver, cobram três dólares para levar as pessoas para voar durante dez minutos. Os dois parecem ser homens comuns, vivendo de um jeito simples e solitário. Logo eles veem um no outro aquele amigo que sempre quiseram ter.
Um deles, Dom Shimoda, revela-se ser um messias e entrega ao amigo (Richard) o Manual do Messias, que parece ser um livro especial que ajuda exatamente quem o usa, no momento certo. Ele explica que o mundo não passa de uma ilusão.
No decorrer do livro acompanhamos as viagens dos dois de uma cidade para a outra e algumas frases interessantes do Manual (abaixo). Percebemos como seria difícil a vida de um messias, principalmente por causa do assédio das pessoas, e da dificuldade delas de compreender que ele não poderia resolver os problemas de todos. Ele explica à Richard que é uma missão cansativa, por isso ele estava se cansando dela.
Até que uma tragédia vem à tona, que muda completamente a vida de Richard. Mesmo consutando o Manual, ele continua cheio de dúvidas. Mas algo faz com que Richard entenda tudo o que aconteceu, ele se vê escrevendo tudo o que aprendeu com seu amigo Shimoda.

É um livro meio filosófico, que retrata a visão de o mundo ser apenas uma ilusão. Eu me surpreendi com o livro, porque não esperava por uma história tão boa. Peguei o livro e o título não parecia tão chamativo, mas decidi arriscar,por ser do mesmo autor de Fernão Capelo Gaivota, que é ótimo.
Ele não é tão grande e tem uma linguagem super fácil. Não quis parar de lê-lo até acabar.


"Só porque algo é difícil você desiste de fazê-lo?"
"Não fique triste nas despedidas. Uma despedida é necessária antes de você poder encontrar o outro outra vez."
"O mundo é seu caderno, as páginas em que você faz suas somas. Você tem aliberdade de escrever tolices, ou mentiras, ou rasgar as páginas."
"Nunca lhe dão um desejo sem também lhe darem o poder de realizá-lo."
"Você ensina melhor o que mais precisa aprender."
"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe."
"Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente um impulso... é para este lugar que deve ir. Mas o céu sabe os motivos e desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes."
"O que a lagarta chama de fim do mundo, o mestre chama de borboleta."

Um comentário:

  1. De fato, é um livro surpreendente, onde Cristo não quer fazer milagre e nem salvar ninguém, porque tudo isso está dentro de cada um de nós. Shimoda encontra Richard numa cidadezinha do Arizona e o surpreende do início ao fim da estória. Imperdível. Aliás, Raul Seixas compus uma música sobre o Messias Indeciso. Animastê

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...