"Verba volant, scripta manent."

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Verão no Lago

"Susan Wiggs é uma das nossas melhores observadoras das histórias do coração. Talvez porque saiba como captar as emoções em praticamente cada página de cada livro que escreve."
Salem Statesman-Journal

Esse é o primeiro livro da série Diários do Lago, formada por oito livros, sendo que sete já foram lançados aqui no Brasil:
  • Verão no Lago
  • Pousada de Inverno
  • O Cais
  • Neve no Lago
  • Jogo da Vida
  • Canção de Amor
  • Refúgio de Verão

Esse livro se passa no acampamento Kioga, propriedade da família Bellamy. Tudo começa quando Jane Bellamy pede a sua neta Olívia, ou Lolly, para reformar o acampamento, inativo há 9 anos, para celebrar seus 50 anos de casada com Charles, no mesmo lugar em que casaram, no mirante do Lago Willow.
Além de ser um grande desafio, por causa dos 400 mil metros quadrados, indo para lá ela revive as piores lembraças da sua infância, para onde ela ia todo verão.
Lolly era uma criança gordinha e não era muito aceita pelas outras crianças por causa disso, por isso odiava ir ao acampamento. As coisas só pioraram em sua vida, quando, aos 10 anos, seus pais se separaram e ela descontou todos os seus problemas e angústias na comida. Mas, no verão de 1991, quando ela tinha 12 anos, tudo no acampamento passou a ficar mais interessante. Ela conheceu Connor Davis, um menino com uma vida muito sofrida, que não a conquistou de cara, nem ela à ele, mas foram construindo a amizade ao longo dos anos, sempre no verão, que era o único período em que eles se viam. Mas, no último verão antes de irem para a faculdade, ela conheceu, através de Connor, o que era o amor verdadeiro, e também a dor de uma separação.
Mesmo tendo tornado-se uma mulher atraente, muito diferente do que ela era, e uma profissional de sucesso, ela carrega a mágoa de três elacionamentos acabados. Então, decide aceitar o desafio proposto pela avó e  leva com ela seu melhor amigo, Freddy, para ajudá-la. Na hora de contratar um empreiteiro para trabalhar na construção, ela descobre que o único disponível na região é Connor Davis, aquele que partiu seu coração há 9 anos atrás. Como ela conseguirá trabalhar com ele?
Agora, além de reviver várias lembranças doloridas, algumas revelações intrigantes  sobre o passado de sua família virão à tona.

Um livro maravilhoso, que mostra bem a relação familiar, que pode ser bem complicada, e a amorosa. Durante o livro, aparecem capítulos de verões passados, para entendermos melhor a história e tudo que os personagens viveram. Esse livro te prende, porque há muitas surpresas, coisas muito inesperadas que vão sendo reveladas, principalmente aquelas que aconteceram há muito tempo.


"Aprenda uma coisa sobre amores não correspondidos: você sempre sobreviverá. Sempre. Não importa o quanto sofra, a capacidade de se recuperar e seguir em frente é sempre mais forte."
"Existe uma diferença entre você não saber distinguir sua necessidade de amar e quando você está amando alguém de fato."
"Não se pode perder aquilo que nunca se teve."
"Encarar uma conquista como sendo algo realmente importante é um desafio."
"O fato de ninguém estar te ajudando não quer dizer que você não possa se ajudar."
"Devemos seguir nossos impulsos, mesmo que eles nos levem para lugares estranhos."
"Costumo me preparar para o pior, e aí me surpreendo com o melhor."
"Às vezes, basta ser feliz, sem nenhum motivo aparente."
"Um amor monumental e um casamento perfeito não são fruto da sorte, assim como se ganha na loteria. É preciso construí-lo, alimentá-lo, e geralmente dá muito trabalho fazer isso."
"Existe um tipo de amor que tem o poder de salvação, que ajuda a viver sua vida. É como respirar. Você precisa dele para viver. E quando ele termina, sua alma sangra. Não existe dor pior do que essa."
"Você tem que se arriscar em alguma coisa. Por que não no amor?"

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ilusões - As Aventuras de um Messias Indeciso


Dois homens se conhecem nos campos do Meio-oeste americano. Ambos pilotam biplanos e, para sobreviver, cobram três dólares para levar as pessoas para voar durante dez minutos. Os dois parecem ser homens comuns, vivendo de um jeito simples e solitário. Logo eles veem um no outro aquele amigo que sempre quiseram ter.
Um deles, Dom Shimoda, revela-se ser um messias e entrega ao amigo (Richard) o Manual do Messias, que parece ser um livro especial que ajuda exatamente quem o usa, no momento certo. Ele explica que o mundo não passa de uma ilusão.
No decorrer do livro acompanhamos as viagens dos dois de uma cidade para a outra e algumas frases interessantes do Manual (abaixo). Percebemos como seria difícil a vida de um messias, principalmente por causa do assédio das pessoas, e da dificuldade delas de compreender que ele não poderia resolver os problemas de todos. Ele explica à Richard que é uma missão cansativa, por isso ele estava se cansando dela.
Até que uma tragédia vem à tona, que muda completamente a vida de Richard. Mesmo consutando o Manual, ele continua cheio de dúvidas. Mas algo faz com que Richard entenda tudo o que aconteceu, ele se vê escrevendo tudo o que aprendeu com seu amigo Shimoda.

É um livro meio filosófico, que retrata a visão de o mundo ser apenas uma ilusão. Eu me surpreendi com o livro, porque não esperava por uma história tão boa. Peguei o livro e o título não parecia tão chamativo, mas decidi arriscar,por ser do mesmo autor de Fernão Capelo Gaivota, que é ótimo.
Ele não é tão grande e tem uma linguagem super fácil. Não quis parar de lê-lo até acabar.


"Só porque algo é difícil você desiste de fazê-lo?"
"Não fique triste nas despedidas. Uma despedida é necessária antes de você poder encontrar o outro outra vez."
"O mundo é seu caderno, as páginas em que você faz suas somas. Você tem aliberdade de escrever tolices, ou mentiras, ou rasgar as páginas."
"Nunca lhe dão um desejo sem também lhe darem o poder de realizá-lo."
"Você ensina melhor o que mais precisa aprender."
"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe."
"Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente um impulso... é para este lugar que deve ir. Mas o céu sabe os motivos e desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes."
"O que a lagarta chama de fim do mundo, o mestre chama de borboleta."

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mesa para Cinco

Esse foi o primeiro livro que eu li da Susan Wiggs, e realmente não tem como descrevê-lo. É muito bom!
Crystal e Derek Holloway pareciam ter uma família perfeita: três filhos maravilhosos (Cameron, Charlie e Ashley) e ele uma ótima carreira no golf. Até que uma crise abala o casamento dos dois e eles acabam se divorciando.
Um tempo depois, numa tarde chuvosa de abril,  o destino os une e ambos morrem num terrível acidente de carro.
Sean, irmão de Derek e também golfista, que nunca foi muito ligado em compromissos, se vê como parente mais próximo das crianças, e, por isso, tutor. Mas Lily não concorda que seja ele o responsável pelas crianças, que parece não ter experiência nenhuma, nem um pingo de talento. Ela é a melhor amiga de Crystal e professora de Charlie, a filha do meio do casal, mas ao mesmo tempo sente-se insegura a se apegar demais às crianças, porque sempre foi uma pessoa fechada para todo tipo de relacionamento, até mesmo os amorosos.
Eles entram em acordo em não disputar a guarda das crianças, pois todas ainda estão muito abaladas pela morte dos pais: Cameron, de 15 anos, não se conforma de a última conversa com o pai ter sido uma briga, e desconta toda a sua raiva em atos de vandalismo; Charlie, de 8 anos, vai muito mal na escola, com chances de repetir a terceira série, devido a dificulades de leitura, o que piora com a morte dos pais; e Ashley tem apenas dois anos, e não entende a situação direito.
Unidos pelo amor às crianças, Lily e Sean se aproximam cada vez mais, com grande resistência da parte de Lily, por não estar acostumada a entregar-se ao amor, por achar que ele só causa sofrimento.
Sean vira agora um homem de família e está disposto a abandonar a carreira, cheia de altos e baixos, por causa dos sobrinhos, mas eles e Lily não vão deixar  que Sean desista do seu sonho.

É uma leitura rápida e bem simples, que enfatiza o amor de Lily e Sean pelas crianças e como eles as priorizam acima de tudo. A relação de família é muito bem explorada nesse livro, e retrata sentimentos de incerteza e principalmente medo, frente a uma realidade tão desconhecida.


"Entrar num relacionamento amoroso era o mesmo que entrar num carro com um motorista embriagado: a pessoa ficava sujeita a uma corrida desenfreada e, com certeza, alguém sairia ferido no final."
"O sofrimento é algo palpável, mas isso não significa ser possível entendê-lo ou controlá-lo."
"Buscar a  felicidade com uma outra pessoa é como procurar pelo início do arco-íris. No minuto em que você pensa que o encontrou, ele some."
"Agora, sabia o que era um amigo de verdade: alguém que se preocupa o bastante com você a ponto de você desejar ser uma pessoa melhor."

Garoto encontra Garota

Kate Mackenzie é a personagem principal dessa história. Escrito na forma de conversas instantâneas e recados da secretária eletrônica, torna a leitura bem fácil, assim como os e-mails.
Tudo acontece em Nova York. A vida dela está de mal a pior: foi enrolada durante dez anos pelo namorado Dale, que achou ser o homem da sua vida, precisa achar urgentemente um lugar para morar (atualmente dorme no sofá de sua mehlor amiga e colega de trabalho Jen), mas que seja bom e barato e ainda por cima tem que aguentar a chefe do RH do New York Journal (o mesmo jornal em que trabalha Mel, do livro O Garoto da Casa ao Lado),  Amy Jenkins (apelidada por todos como TPM - Tirana Perversa Maldosa).
Tudo piora quando Amy ordena que ela demita a funcionária mais popular da empresa. Além de todos os protestos dos seus colegas, ela é processada pela funcionária, demitida injustamente. Quando ela acha que tudo está dando errado, se apaixona pelo advogado Mitch no lugar mais improvável: o tribunal.

domingo, 9 de janeiro de 2011

O Garoto da Casa ao Lado

É um romance escrito na forma de e-mails, que conta a história de Melissa Fuller, que trabalha no New York Journal. Ela se atrasa praticamnete todo dia, sempre recebendo advertências do Journal.
Mas o seu 37º atraso não foi por acaso: sua vizinha, Helen Friedlander, levou um golpe na cabeça. Melissa, então, tem que chamar a ambulância e um pouco depois descobre que ela entrou em coma.
Então, Mel se vê obrigada a tomar conta dos cachorros. Mas, percebendo que não dava para conciliar os passeios do cachorro Paco com seu horário de trabalho, decide entrar em contato com o único parente de Helen: seu sobrinho Max Friedlander.
Ele é um fotógrafo, que só está interessado na herança, que sua tia deixou para ele. Como ele não pode e não quer  ir até Nova York por causa da tia, ele convence seu amigo, John Trent, a ir no lugar dele, e também a se passar por ele.
É aí que tudo começa a se complicar na vida da Mel: ela se apaixona pelo Max (ou melhor, John) e não entende porque todos falam que o Max não presta, se ele é tão romântico com ela. Percebendo que o namoro estava se tornando uma coisa séria, John tenta contar toda a verdade, mas não consegue. Mel acaba descobrindo através de outra pessoa, o que a deixa profundamente magoada. Seguindo os conselhos da divertida Stacy Trent (sua cunhada) ele tenta reconquistá-la de qualquer maneira.

O livro ainda mistura um pouco de suspense, na investigação de quem invadiu o apartamento. 

Divertidíssimo!

A Garota Americana

Meg Cabot constrói uma personagem que vive as angústias de muitos adolescentes: não gosta da sua aparência, está apaixonada pelo namorado da irmã mais velha, praticamente todos da escolaa não gostam dela. Esta é Samantha Madison. Além disso, ela tem a impressão de os pais não estarem muito preocupados com ela, por ela ser a filha do meio, e a que tem menos problemas. Sua irmã mais velha, Lucy, é linda e a mais popular da escola, então sempre é chamada para festas e coisas assim. Já a mais nova, Rebecca, é um gênio, tanto que estuda até numa escola especial.
Mas é num dia em que ela estava indo para sua aula de desenho, que tudo muda. Ela vê alguém apontar a arma para o presidente, e, para salvá-lo, se joga em cima dele, desviando-o do tiro. A partir daí, sua vida se transforma. Até no hospital, por causa de um braço quebrado, queriam entrevistá-la.
Ela é indicada para ser embaixadora teen da ONU, mas ter salvado o presidente significa mais do que isso. Ela conquistou o coração de David, seu filho, e ele lhe parece o garoto ideal.

Ele é narrado pela personagem principal, e no fim de cada capítulo, ela faz uma lista de 10 coisas, com variados temas.

O livro tem uma continuação: A Garota Americana - Quase Pronta.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Todo Garoto Tem


Autora de sucesso do gênero chick lit, a americana Meg Cabot escreveu esse livro de uma forma diferente, como ela faz com outros também, o que torna a leitura super informal, por causa da linguagem de e-mail utilizada, e bem dinâmica. Nesse, os personagens se comunicam através de e-mails e uma parte da história é narrada, pela personagem principal, Jane Harris, através do seu diário de viagem, por ser sua primeira viagem ao exterior.
Tudo começa quando Holly, sua melhor amiga, decide fugir para Itália para se casar com Mark, seu grande amor. Para isso, Jane é convidada como madrinha. É claro que Mark também tem um padrinho, Cal, que, quando se encontra com Jane pela primeira vez, sente uma antipatia à primeira vista. Ela também.
 Eles permanecem afastados por um bom tempo, até perceberem que só eles dois podem salvar o casamento dos seus melhores amigos. É claro que eles se juntam na hora, mas durante o livro percebemos que o que eles sentiam de verdade, lá no fundo, um pelo outro, era bem diferente de ódio ou raiva.

O desenrolar da trama ocorre em uma pequena cidade italiana, que, embora eu nunca tivesse ouvido falar, deu para conhecer bem, pois a narrativa (o diário) é bem rica em detalhes. Além disso, como em outros livros dela, há muitas partes divertidas.

Foi o primeiro livro que eu li da Meg Cabot e fiquei com uma ótima impressão, porque o livro é demais!

Não Conte a Ninguém

Um envolvente enredo de suspense, escrito pelo americano Harlan Coben.
Todo aniversário de namoro, Beck e sua esposa, Elisabeth, vão para a casa do lago da família, que em outros tempos foi um acampamento. Eles marcavam em uma árvore barras, que correspondiam ao tempo que eles estavam juntos.
Mas, em um desses dias que eles estavam lá, ela é assassinada e ele recebe um golpe na cabeça. Depois, ela é encontrada com seu rosto queimado, marcado com a letra K, logo um serial killer foi preso pelo crime, devido à essa marca.
Oito anos depois, ele ainda não superou sua morte, principalmente pelo fato de se culpar por não ter feito nada para tentar salvá-la. É aí que ele recebe um misterioso e-mail que apresenta o número de barras que eles gravaram na árvore, algo que só os dois entendem.
Perturbado com o e-mail, ele acredita que é uma brincadeira de mal gosto, mas conforme ele vai recebendo os outros, vai se envolvendo cada vez mais, e, como seu amor por ela é maior do que tudo, ele fica preso à esperança de ela estar viva. Mas como?
Sua situação fica ainda pior quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do lago, e Beck torna-se o principal suspeito. Com a ajuda da sua melhor amiga, Shauna, da famosa advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas, ele corre contra o tempo para provar sua inocência e ainda se vê perseguido por um assassino de aluguel.

A história é emocionante, e é um daqueles livros que não dá vontade de parar de ler, até você compreender toda a história. O autor nos surpreende a cada página, tanto que não dá mesmo para presumir o que acontecerá no final, que é totalmente surpreendente.


O livro tem uma adaptação para o cinema, feita na França.


"Poucas coisas, acredite, são mais devastadoras do que os "e se"..."
"Os bons ocultam suas pistas e os ótimos preparam-se para qualquer eventualidade."
"É nas pequenas coisas que está o encanto da vida."
"A tragédia é pessoal. Ela fica gravada na alma. A gente deixa de ser feliz. Mas se transforma numa pessoa melhor."
"Algumas coisas a gente empacota, enfia no fundo do armário e espera não ver nunca mais-mas não consegue dispensar. Como sonhos, acredito."


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Escola dos Sabores


Escrito por Erica Bauermaister, fala sobre a vida de 8 pessoas que se matriculam num curso de culinária, que ocorre na primeira segunda-feira de cada mês, no restaurante Lilian's. Sua proprietária, Lilian, começou a cozinhar quando era criança. Como ela descobriu aí um mundo fascinante, não parou mais.
O livro não fala somente sobre culinária, mas sim o que cada alimento lembra a cada um de seus alunos, e nos leva a perceber que eles estão carregados de emoção, basta nós pararmos para pensar.
É bem interessante o modo como a história é apresentada: um capítulo para cada personagem principal, que nos permite conhecer mais sobre ele, e entender mais sobre cada momento que cada um viveu, de uma forma muito emocionante, com muitas surpresas durante o livro.
É uma leitura fácil, que vale à pena ler!

Oito pessoas se conhecem num curso de culinária. Elas vão aprender muito mais do que receitas...

"Às vezes, os melhores presentes são aqueles que não nos dão."
"Existem vários tipos de amor, nem todos evidentes, e alguns deles ficam esperando, como presentes no fundo de um armário, até que você esteja pronto para abrí-los."

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Desculpa, quero me casar contigo


Essa é a continuação do sucesso italiano de Federico Moccia.

As Ondas enfrentam cada vez mais dilemas: Olly teve um grande amadurecimento e está trabalhando, tendo que suportar Eddy, o pior chefe do planeta. Em contrapartida, conhece Bruno, que mexerá com seu coração; Dilleta continua com Fillipo, mas uma surpresa dará uma reviravolta na vida dos dois; Erica náo está mais interessada em compromissos sérios, principalmente após o término do seu namoro, e só quer saber de se divertir. E ainda temos Niki. Ela está bem feliz ao lado de Alex, que decide fazer uma surpresa para ela, levando-a para Nova York, onde faz um belíssimo pedido de casamento. É uma parte bem emocionante. Ela aceita de imediato, mas, lá mesmo, surgem diversas dúvidas em sua cabeça à respeito da decisão que acabara de tomar. Tudo se complica ainda mais com o aparecimento de um novo amigo, que frequenta a mesma faculdade dela: Guido. Apaixonado por Niki, ele o leva a vários passeios que a fazem mentir para Alex, fazendo-se sentir a pior namorada do planeta. Por causa dele, ela começa a se perguntar se o que ela quer mesmo é se casar com Alex. Além disso, ela anda estressada por causa dos preparativos do casamento, que, as irmãs de Alex insistiram em ajudá-la, mas só a deixa mais nervosa. Por causa dos preparativos, ela distancia-se das Ondas, que se sentem de certa forma excluídas de um momento tão importante.
Na vida de Alex, tudo estava indo muito bem, até Leonardo (seu chefe), contratar uma assistente para ele, Raffaella, que está cheia de segundas intenções. Seus sentimentos também são colocados à prova.
Essa incerteza que começa a surgir na mente e no coração dos dois, faz Niki tomar uma surpreendente decisão.

O autor mais uma vez conseguiu me cativar nesse romance delicioso de ler. Ele explora ao máximo os sentimentos da personagem, o que torna a narrativa muito rica em detalhes e em frases maravilhosas.
Há passagens que deixaram-me com lágrimas nos olhos, e outras que dá para rir bastante, como a apresentação das duas famílias dos noivos e várias partes com os amigos de Alex (Flávio, Enrico e Pietro), que aparecem mais nesse livro, por estarem passando por crises em seus casamentos.
Acho que o que ficou faltando foi um maior contato de Niki e Alex durante o livro. Durante grande parte dele, eles conversaram por telefone, mas a parte que envolve os dois, quando estão juntos, é sempre muito linda.

Links sobre o segundo filme:

http://www.cinemotoreonline.net/scusamativogliosposare.html
http://www.zapster.it/cinema/Scusa-ma-ti-voglio-sposare
http://www.comingsoon.it/foto.asp?key=47473

"Às vezes, é preciso saber encaixar as coisas para conseguir o que se deseja."
"A aparência, por si só, não basta para viver. Mas, e a beleza do espírito?"
"Dizem que não se pode falar de amor, só vivê-lo. É verdade. Eu também penso assim. Se conheço o amor é só porque você me fez vivê-lo e respirá-lo. Eu o aprendi com você. Mas depois entendi que, na realidade, não se aprende nada. Vive-se e pronto, juntos, próximos e cúmplices."
"Na verdade, é muito difícil saber o que a dizer a um amigo que sofre por amor. Ele está imerso em sua dor, sente-se pressionado por mil perguntas inúteis, e a única coisa que você pode fazer é oferecer suas respostas pessoais, relativas, que no fundo nada têm a ver com a vida dele."
"A dor pertence a quem a experimenta e não há palavra que baste para explicá-la ou para fazer quem sofre se sentir melhor."
"Algumas frases ditas sem pensar são mais verdadeiras do que parecem."
"A amizade é um fio muito fino e resistente que atravessa a vida e todas as suas mudanças."
"No ciúme há mais amor-próprio que amor."
"Não posso me queixar dos outros quando eu, de minha parte, não movo um dedo."
"Só os corajosos realizam seus sonhos."
"Muitas vezes, conhecemos uma pessoa e não sabemos nada sobre ela. Olhamos para ela, ouvimos o que os outros dizem sobre ela, talvez nos obriguemos a pensar se é adequada ou não para nós, e não nos deixamos simplesmente levar pelo coração."
"Nem sempre temos alguém no momento exato para nos dizer o que não sabemos, para nos mostrar as coisas sob outro ponto de vista, para evitar que cometamos um erro e impedir que nos deixemos enganar por uma mera imagem."
"O amor nunca acaba, não há um objetivo, não existe um verdadeiro final. Só existe a beleza à qual temos que nos segurar quando sentimos medo de fracassar.Mas, para isso, é preciso saber apreciá-la."
"O verdadeiro problema é a impossibilidade de reconhecer o próprio fracasso."
"Ser amigo significa, entre outras coisas, dizer a verdade. Sim, essa que talvez às vezes lhe incomode ouvir, mas que ajuda a aceitar a realidade."
"Quando acontece algo que não sabemos explicar, fugimos ou nos escondemos, em vez de enfrentar."
"Às vezes, as palavras podem ser perigosas; fogem do controle e dizem mais do que a princípio queríamos expressar."
"Boas ideias existem  muitas, mas o que conta é como se realizam."
"Não há nada pior que acreditar em uma pessoa, no amor principalmente, e entrar de cabeça sem pensar duas vezes."
"Nunca se deve desafiar o impossível e não acreditar na possibilidade."
"Quando você vive um amor acha que vai durar para sempre."
"O que pode ser mais bonito que uma escolha feita por amor?"
"A possibilidade de uma união durar depende da capacidade de tolerância das duas pessoas. É só uma questão de experiência. É óbvio que, no início, o que conta é o amor, mas é preciso alimentá-lo com confiança e paciência."
"Qualquer decisão traz em si, inevitalmente, um momento de dor e de felicidade."
"Você só tem que dar satisfções para si mesma e para seu coração, onde os outros não são convidados a entrar."
"Este mundo não inventou palavras bastantes para poder expressar o que sinto por você."
"É sempre difícil interpretar o próprio coração."
"Não há nada mais terrível que perceber que você tomou uma decisão errada que não pode mudar, ou melhor, que não lhe permite recuar porque é definitiva. Não. É ainda pior quando essa decisão, essa escolha imprudente, diz respeito ao amor."
"... E percebe quão curta pode ser a vida e comoé absurdo não ter coragem suficiente para ser feliz."
"Não existe amanhã quando não se vive o hoje."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...