"Verba volant, scripta manent."

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Coleção Garotas da Rua Beacon


Essa coleção é formada por 22 livros e foi escrita pela americana Annie Bryant. As garotas da Rua Beacon são cinco meninas (Charlotte, Avery, Katani, Maeve e Isabel)que se conhecem na escola e primeiramente se odeiam. Elas se aproximam e percebem que, unidas, podem se tornar grandes amigas. Aqui no Brasil já foram lançados doze livros:

  • Piores Inimigas/Melhores Amigas
  • Más Notícias/Boas Notícias
  • Cartas da Alma
  • Ultrapassando Limites
  • Promessas e mais Promessas
  • Lago Rescue
  • Em Pânico!
  • Amuleto da Sorte
  • Paixão pela Moda
  • Brincadeirinha
  • Cidade Fantasma
  • Acabou o tempo

    É o primeiro dia de aula da sétima série da escola Abigail Adams. As quatro (Isabel entra na escola depois), se vêem pela primeira vez e não vão uma com a cara da outra. O primeiro dia é ainda pior para Charlotte, que está se mudando de Paris e não conhece ninguém mesmo. Elas sentam juntas no almoço e não dá nada certo, além do que, acontece um incidente com Charlotte, que sempre paga um mico em todos os seus primeiros dias (seu pai é escritor e vive se mudando, então ela já morou em vários países diferentes).
    Por uma sugestão da professora, elas se reunem para dormir na casa de Charlotte. Com o passar da noite, elas vão conversando mais e pecebem que as primeiras impressões que tiveram estavam completamente erradas.
    Então, tornam-se melhores amigas e desocbrem uma espécie de torre na casa de Charlotte, na qual decoram com as coisas de que mais gostam (Avery é ligada em esportes; Maeve ama cinema e sabe tudo sobre ele e os artistas; Katani adora moda e Charlotte gosta de astronomia e de escrever, como seu pai). A união delas leva a várias descobertas, fazendo com que elas descubram que são as Garotas da Rua Beacon.


    No segundo livro, Isabel chega à escola. Ela vem de outra cidade e motivo da mudança não é nada bom. Primeiramente, as meninas a chamam para almoçar, mas há uma divergência de opiniões: Maeve e Charlotte adoram Isabel, mas Katani e Avery não muito. As coisas pioram quando as duas, além de andar com ela, querem incluí-la no grupo.
    O que deixa as meninas mais próximas é uma aula de dança de salão oferecida pela escola, e parece que o amor está no ar...
    Para a Charlotte as coisas também não estão nada bem... Seu pai recebeu uma proposta de trabalho na Inglaterra e fala em uma provável mudança. Mas suas amigas farão de tudo para ele perceber que a mudança é um grande erro. Será que elas conseguirão convencê-lo?





    No terceiro livro, Maeve é indicada a um prêmio pelos projetos dos cobertores (iniciado no livro 2). Ela não poderia estar mais feliz! Mas toda essa felicidade acaba quando seus pais decidem que vão se separar. Ela fica desesperada, principalmente com a ideia de ter duas casas sendo um pouco desorganizada.
    Mas, por outro lado, ela e Dillon estão começando a se entender. Então ele a chama para assistir um jogo de beisebol, mas Maeve faz uma confusão tão grande que decepciona seus pais e suas amigas, principalmente Katani.









    Livro 4: Foi anunciado o Show de Talentos da Escola Abigail Adams e todos se animam para participar. Claro que as GRB não ficariam de fora! Elas tentam conciliar os gostos de todas e decidem por um show de mágica. Quando tudo estava dando certo, o show é cancelado.
    Ao mesmo tempo, a família de Maeve está passando por dificuldades, e o cinema de Brookline, que pertence à sua família, está quase indo à falência. Mas as GRB não vão deixar isso acontecer, unindo-se para salvar o cinema.
    Já a relação com Dillon não parece estar indo muito bem e Marty, o cachorrinho das GRB que mora com Charlotte, também parece estar apaixonado.
    Enquanto todos estão empolgadíssimos, Isabel anda muito cansada. Ela aceitou fazer parte do show das Rainhas Malvadas também e tinha os seus motivos, mas algumas amigas não entenderam muito bem...


    No quinto volume da coleção, a amizade das GRB continua forte, mas quando a Senhorita Rodriguez anuncia a eleição para presidente de classe, tudo muda. Por uma pequena falta de comunicação, Katani e Avery lançam sua candidatura. Levando isso muito a sério, elas põe até a amizade delas em jogo e conseguem transformar até a hora do almoço num verdadeiro inferno para as outras GRB.
    Percebendo que elas estavam passando dos limites, suas amigas fazem de tudo para aproximá-las.
    Charlotte propôs a criação de um cantinho para Isabel na torre, pois todas as GRB têm um. Mas vai ser difícil cada uma abrir mão de um pedaço. Como dividir? Com criatividade e boa vontade, tudo é possível!




     


    Todos os alunos da sétima série da escola Abigail Adams estão empolgadíssimos! Isso porque a diretora
    Ruby anunciou o tradicional passeio ao Lago Rescue. Mas as GRB agem de modo muito diferente: enquanto Avery e Charlotte estão contando os dias para chegar lá, Maeve, Isabel e Katani só conseguem pensar nos possíveis bichos selvagens que poderão encontrar, e será verdade a história de um fantasma no acampamento?
    Mas outra aluna tem preocupações maiores do que elas em relação ao passeio: Chelsea Briggs. Ela é uma menina tímida e gordinha, sem amigos, e a primeira a virar piada entre os colegas. Como fazer atividades esportivas na frente de todos, sendo que ela se esconde até das aulas de Educação Física? Mas essa viagem será um ponto de partida para uma grande mudança em sua vida.


    "É mais fácil defender um amigo do que a si mesmo."
    "Amizade é uma coisa que simplesmente acontece."
    "Todos vão se surpreender com o que são capazes de realizar quando dão o melhor de si."
    "Podemos realizar muito mais coisas do que imaginamos quando nos determinamos a fazê-las."

    Site oficial (só em inglês): http://www.beaconstreetgirls.com

    quinta-feira, 22 de julho de 2010

    As Crônicas de Nárnia



    Foi escrito pelo autor irlandês Clive Staples Lewis. O livro (volume único) apresenta as sete crônicas, que são:

    O Sobrinho do Mago
    O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
    O Cavalo e seu Menino
    O Príncipe Caspian
    A Viagem do Peregrino da Alvorada
    A Cadeira de Prata
    A Última Batalha

    O livro foi escrito para o público infanto-juvenil. Embora as crônicas sejam bem grandes, eu acho que toda criança pode e deve ler, porque o autor proporciona uma verdadeira viagem à Nárnia, com suas descrições detalhadíssimas. As histórias são fascinantes e, para os mais crescidos, dá para tirar uma mensagem de cada crônica.
    Alguns críticos afirmam que o livro tem um caráter cristão, visto que Jesus seria representado por Aslam, o leão. Vemos isso claramente na segunda crônica, quando Aslam perdoa o personagem Edmundo, por ter traído seus irmãos, mas a Feiticeira Branca troca a vida de Edmundo pela de Aslam, ou seja, ele é sacrificado no lugar de Edmundo, como Jesus foi para salvar toda a humanidade. Mas, no dia seguinte, ele ressuscita.
    Das sete crônicas, três foram adaptadas para o cinema. O Peregrino da Alvorada, a única que ainda não chegou ao Brasil, estreia ainda em 2010. Os filmes e o livro são de ótoma qualidade, mas, se você estiver procurando mais detalhes, o melhor é o livro.



    AS SETE CRÔNICAS DE NÁRNIA

    A primeira crônica narra a criação de Nárnia. Dois amigos (Polly e Diggory), descobrem anéis que os conduzem a outros mundos. Depois de muitas confusões por causa dessas "viagens", eles chegam a Nárnia, que é apenas escuridão, acompanhados pelo inventor dos anéis, um cocheiro de Londres, sua mulher e seu cavalo e pela Feiticeira Branca. Para mim, esse episódio assemelha-se ao da Criação, no qual Aslam dá vida à tudo que existe em Nárnia, além disso escolhe o cocheiro e sua mulher para tomar conta de Nárnia, entitulando-os rei e rainha, assim como Deus escolheu Adão e Eva para cuidar de tudo que foi criado.

    Na segunda, os quatro irmãos descobrem o reino de Nárnia, através do guarda-roupas. Nessa época, ele era governado pela Feiticeira Branca. Eles recebem ajuda de um casal de castores, que contam sobre a profecia de que dois filhos de Adão e duas filhas de Eva herdariam o trono. A partir daí, eles tiveram que passar por muitas situações perigosas, fugir da feiticeira e tentar derrotá-la, para que a profecia se concretizasse.



    Já adultos e ainda como reis e rainhas de Nárnia, os quatro não aparecem muito na terceira crônica. Essa é a Era de Ouro de Nárnia. Nela é narrada a história de Shasta e tudo o que ele passa no perigoso caminho para chegar a Nárnia. Na sua longa viagem, ele é acompanhado por Brim (um cavalo), Aravis e sua égua Huin.

    Na quarta crônica, os quatro estão em Londres (com a mesma idade em que foram para Nárnia a primeira vez, porque o tempo corre diferente em Nárnia), mas logo vão para Nárnia. Ou melhor, um lugar irreconhecível, porque se passou muito tempo desde a última vez que eles estiveram lá. Eles começam a entender melhor as coisas quando encontram o anão Trumpkin, que explica tudo para eles e conta a história do Príncipe Caspian. Com isso, eles entendem que foram chamados de volta para ajudá-lo, mas isso não será fácil.



    Pedro e Susana não voltam para Nárnia na quinta crônica. Edmundo, Lúcia e Eustáquio partem para lá, dessa vez através de um quadro. Este último é primo dos Pevensie e é um menino muito chato e que reclama de tudo, ainda mais quando se vê a bordo de um navio (Peregrino da Alvorada) com tantas pessoas desconhecidas. Durante a viagem, ele só reclama até que uma coisa fará com que ele mude de atitude.
    O Príncipe Caspian também está de volta nessa aventura, que tem por objetivo procurar os fidalgos (amigos do seu falecido pai), que foram para aquela região, para desbravar as Ilhas Solitárias. Eles aportam em várias ilhas e passam por muitas situações perigosas.



    Na sexta crônica, é Edmundo e Lúcia que não voltam. Mudado, Eustáquio volta com uma amiga da escola, Jill. Já é uma época totalmente diferente em Nárnia. Caspian ainda a governa, mas já é bem idoso. As duas crianças são chamadas por Aslam para encontrar o filho perdido de Caspian, que, nem pelos melhores soldados foi achado. Para isso, contam com a ajuda de um paulama, chamado Brejeiro.

    "A ninguém será contada a história de outro."

    quarta-feira, 21 de julho de 2010

    Melancia


    Sim, é o nome de um livro. Mas precisamente de um romance, escrito pela autora irlandesa Marian Keyes. O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem principal, Claire, que, após o parto (após mesmo, um dia depois) foi abandonada pelo marido James, que admitiu ter um caso com a vizinha Denise. Então, tentando sobreviver à essa desgraça, ela sai de Londres, sentindo-se humilhada, e vai para a casa de seus pais, para procurar apoio e força, afinal, tinha uma filha recém-nascida para criar.
    Tentando esquecer James, Claire começa a beber e entra quase em depressão. Mas, passado um mês, ela percebe que aquilo de nada adiantará, então decide superar a perda de uma vez por todas. Quando tudo começa a correr bem e Claire inclusive conhece Adam (embora se sinta culpada por sair com ele), James prepara uma pequena surpresa para ela. Mas ela tinha uma surpresa bem maior para ele.

    A autora explora profundamente as emoções da personagem, tudo o que ela sente em relação aos outros e dá para perceber quando ela estava triste ou feliz (embora se sentisse triste, na maioria das vezes), ou quando estava confusa em relação a alguma coisa.
    Realmente é um livro que não tem como dar boas risadas, o bom humor da autora é bem expresso no livro. Claire vai contando sua história e relembrando fatos do passado, que nos ajudam a entender melhor o livro.
    Tem passagens que me lembraram o estilo da autora americana Meg Cabot, aliás, as duas adotaram o gênero chick-lit, então há muitas semelhanças.
    A linguagem, no geral, não é pesada, nem nada do tipo, só em algumas passagens, acho que para refletir a raiva de Claire.
    O legal do livro é como muitas mulheres podem se identificar com ele, por terem sido abandonadas, ou por estarem passando pelo divórcio. Acho que é uma ajuda, mas claro que não se deve seguir tudo que a personagem faz, como se embebedar. A única coisa que não é tão realista, é Adam ser tão perfeito, tão bonito, o sonho de todas as mulheres, que, pela descrição da autora, parece um príncipe encantado, e aparece justo quando ela está mal. De resto, poderia ser uma pessoa qualquer, que vai aos trancos e barrancos, tentando superar os problemas.
    Se bem que, qual menina nunca sonhou em encontrar um príncipe encantado? E qual mal existe em sonhar?

    "Às vezes, você conhece uma pessoa maravilhosa, mas apenas por um rápido instante. Talvez em férias, num trem ou até numa fila de ônibus. E essa pessoa toca a sua vida por um momento, mas de uma maneira especial. E, em vez de lamentar o fato de ela não poder ficar com você por mais tempo ou por você não ter a oportunidade de conhecê-la melhor, não é mais sensato ficar satisfeito por ter chegado a conhecê-la um dia?"

    "Quando a felicidade faz uma aparição como convidada especial na vida da pessoa, é importante aproveitá-la ao máximo. Pode não ficar por perto muito tempo e, quando for embora, não será terrível pensar que todo o período no qual se poderia ser feliz foi desperdiçado com preocupações sobre quando isso aconteceria?"

    "Ninguém sabe o quanto é forte, até precisar ser."

    "Ninguém pode fazer o amor renascer, depois que este deu seu suspiro final."

    terça-feira, 20 de julho de 2010

    Desculpa Se Te Chamo de Amor



    Esse divertido romance narra o desenvolver da história de Niki, uma adolescente de 17 anos que, por obra do destino, "esbarra" com Alex num pequeno acidente de trânsito. Então Niki passa a acreditar numa possível relação entre eles, que irá bem mais além do que amizade. Para Alex, é mais difícil, porque ele estava se recuperando de uma recente separação, o que o deixa ainda mais confuso. Outro "pequeno" detalhe o deixa ainda mais perdido:
    Niki tem 17 anos e Alex quase 37. Ela é uma adolescente divertida e extrovertida, adora surf, participa do time de vôlei e está no último ano do Ensino Médio, tendo que se preparar para o vestibular, mas que tem um comportamento não muito exemplar, pois participa de pegas e anda bebendo com as Ondas (ela, e suas três amigas- Érica, Olly e Dilleta formam o grupo). Olly é a mais "bagunceira"; Dilleta é a mais calma do grupo e se preocupa em estar fazendo coisas erradas e Érica está mais preocupada com o seu namoro que não vai muito bem. Alex é um publicitário que está numa fase muito boa no trabalho, mas precisa criar uma propaganda com seus colegas de trabalho. Mal sabia ele que Niki daria uma ajuda muito maior do que ele podia esperar. Ele, inseguro com a relação, recebe conselhos de seus amigos, já casados e com filhos, principalmente de Pierre (o mais mulherengo), para continuar com Niki. Essa insegurança só aumenta quando sua ex volta e as coisas ficam mais complicadas.
    O final do livro é lindo e, realmente, cada página vale a pena. Embora a história melhore bastante após o encontro dos dois, o que acontece no capítulo 12.
    A forma como ele foi escrito dá um tom meio poético (mesmo que você não seja muito fã de poesia, isso não atrapalha em nada) à narrativa, e, na minha opinião, o autor faz muito bem as descrições dos lugares, que existem de verdade, porque a história se passa na capital italiana, Roma.
    A trilha sonora do filme também está presente no livro e é marcada pela música She's the One, do cantor inglês Robbie Williams.

    Aqui está a sinopse do livro: Niki é uma adolescente divertida, inteligente e alegre. Alessandro é um publicitário bem sucedido de trinta e sete anos que acabou de ser abandonado por sua noiva. Apesar de vinte anos de diferença, Niki e Alessandro se apaixonam perdidamente e viverão uma história de amor que irá contra todas as convenções e preconceitos sociais.

    Esse primeiro livro foi adaptado para o cinema na própria Itália, com o título Lição de Amor. Michela Quattrociocche interpreta Niki e Raoul Bova é Alex. A direção do filme é feita pelo próprio escritor, Federico Moccia.


    Frases do livro:

    "O vencedor é simplesmente um sonhador que nunca desistiu."
    "Quando alguém que você ama vai embora, você tenta mantê-lo com as mãos e espera assim prender seu coração. E não é assim. O coração tem pernas que você não vê."
    "Não existem fracassos, só ocasiões para aprender algo novo."
    "Os grandes sonhos, em nós nunca morrem, como as nuvens retornam cedo ou tarde."
    "A arte de vencer aprende-se com as derrotas."
    "A única maneira de fazer os outros felizes é escolher o melhor para nós."
    "Certas coisas não se apagam nunca. E retornam. Como a maré alta."
    "A maior tristeza é passar pela vida sem amar. Mas seria igualmente triste deixar este mundo sem nunca dizer àqueles que você amou que os amava."
    "No amor, a dor é proporcional à beleza da história que você viveu."
    "Um acidente pode ser positivo ou negativo. Depende de como você o vê. De como altera a sua vida daquele dia em diante."
    "Quando algo nos faz falta, precisamos preencher esse vazio. Só que, quando o que faz falta é o amor, não há nada que seja verdadeiramente suficiente."
    "A vida termina quando você para de vivê-la."
    "O sucesso não é nada se você não tem com quem dividir."
    "Todos são bons jogadores, poucos verdadeiros vencedores."
    "O ciúme apaga o amor como as cinzas apagam o fogo."
    "Nenhuma relação humana dá a posse de um outro. Em cada casal de almas, os dois são absolutamente diferentes. Na amizade como no amor, os dois, lado a lado, levantam as mãos juntos para encontrar aquilo que nem um nem outro podem alcançar sozinhos."
    "A sorte é o nome que se dá ao sucesso dos outros."
    "Às vezes é melhor calar e parecer estúpido do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida."
    "O sonho é a infinita sombra da verdade."
    "A realidade nunca deveria ofender, senão quer dizer que alguma coisa não vai bem."
    "Verba volant, scripta manent."   (As palavras voam, o escrito permanece.)
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...