"Verba volant, scripta manent."

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Casa da Praia

Muitas histórias que se encontram numa só. Para se ler compulsivamente.

Nan é uma velhinha saudável que mora sozinha em Nantucket, numa casa na beira de um penhasco, com uma bela vista da praia e da ilha. Ela criou sozinha seu filho, depois da morte do marido, Everett, que se suicidou deixando pra trás enormes dívidas de jogo. Hoje ela possui apenas a grande casa onde mora depois de ser informada que perdeu tudo o que aplicou. Para conseguir algum dinheiro e não perder a casa, ela decide transformá-la em uma pousada, com a ajuda de Sarah, sua empregada e fiel amiga.
Longe dali, três histórias se desenrolam e vão se encontrar na pousada de Nan: o casamento de Daniel com Bee chegou ao fim, por causa de um segredo que ele não consegue mais guardar, percebendo que tudo o que viveu até ali foi um erro; Daff se separou do marido Richard e tem que conviver com a revolta da filha que a culpa pela separação; e Michael, filho de Nan, faz uma terrível escolha que destrói sua carreira.
Todos eles decidem que precisam de um tempo de tudo o que estão vivendo, e vão ter na pousada o apoio de que precisam para seguir em frente.

"Qualquer um pode morar em uma casa, mas lares são criados com paciência, tempo e amor."
"Não é da natureza humana querer o que não podemos ter?"
"Acho que é mais fácil não pensar nos 'e se...'."
"Se tudo aquilo em que eu acreditava, confiava, estava errado, como posso voltar a confiar em alguma coisa?"
"No fim de um relacionamento passamos muito tempo pensando no 'e se', o que pode causar ainda mais estragos a uma situação que já é difícil."
"A chave para um bom relacionamento é a comunicação. Todos discutem, todos têm desentendimentos, mas você precisa aprender a superá-los, não deixar que o ressebtimento se acumule até que vocês não consigam encontrar um caminho para a reaproximação."
"Se uma pessoa é desonesta e dissimulada desde o início, que esperança pode haver para um relacionamento sincero, e onde um relacionamento terminaria se não começasse com confiança?"
"Com a idade, fica mais difícil guardar segredos. As coisas que pensamos poder reprimir, as particularidades e fantasmas que, esperamos, ninguém jamais descobrirá, tornam-se cada vez mais difícil de esconder. Em parte, é uma questão de maturidade - o medo diminui, perde importância, porque aprendemos que ninguém é perfeito, que a natureza humana tem defeitos, que a vida se move de formas inesperadas e não há problema em terminarmos num destino final diferente do planejado."

Três Metros Acima do Céu

Babi é uma menina inteligente, linda e pertence a uma rica família de Roma, um verdadeiro retrato da filha perfeita.
Step, por outro lado, é totalmente o oposto: largou os estudos quando terminou a escola e vive arranjando confusão nas ruas em suas saídas noturnas com seus amigos que querem mais é curtir a vida.
É quando eles se veem num sinal de trânsito que, mesmo sem saber, suas vidas mudam para sempre. O destino faz com que eles se encontrem novamente, e Step decide implicar com aquela garota, que fca tão desconcertada quando ele está por perto. Babi tenta se convencer que nunca ficaria com alguém como ele, violento e sem respeito por nada nem ninguém.
Porém ela não consegue mais resistir e percebe que está totalmente apaixonada, embora isso signifique muitos problemas, já que eles pertencem a mundos totalmente diferentes, o que não agrada nem um pouco a Raffaella, mãe de Babi, ainda mais quando ela percebe as mudanças de comportamento da filha.
Entre festas, saídas noturnas, até mesmo uma fuga da escola e uma tragédia que mudará para sempre a vida de Step, eles percebem que se torna cada vez mais difícil lutar contra tudo aquilo que parece querer separá-los.

É um livro fácil de se ler rápido, já que tem muitos diálogos. Achei-o bem diferente do Desculpa se te chamo de amor e Desculpa quero me casar contigo, já que não tem tantos trechos que ele fala sobre os pensamentos e sentimentos dos personagens, talvez por ser seu primeiro romance (ele parece ter aperfeiçoado sua escrita com o tempo). As passagens em que Babi e Step estão juntos são emocionantes, especialmente a que dá origem ao nome do livro.

Esse livro é um verdadeiro fenômeno na Itália, que circulou por anos em cópias de xerox até ser publicado. Foi feito um filme baseado em sua história, ainda não lançado no Brasil.

"Às vezes, o medo é realmente um bicho de sete cabeças. Não te deixa viver os momentos mais maravilhosos. É como uma maldição, se você não consegue vencê-lo."
"Não é realmente o belo que é bonito, mas sim o que nos agrada."

"Babi - Estou com medo.
Step - Medo de quê?
Babi - De nunca mais me sentir tão feliz assim na minha vida."

"Babi: - Estou feliz. Nunca me senti tão bem na minha vida. E você?
Step: - Eu? Melhor do que nunca.
Babi: - A ponto de poder alcançar o céu?
Step: - Não exatamente.
Babi: - Como assim?
Step: - Estou a pelo menos três metros acima dele."





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...